100 anos de foot corrector
É impossível falar de qualquer aparato do método Pilates, sem antes relembrar o histórico de vida do seu criador, Joseph H. Pilates. Que sua trajetória foi repleta de superações e sua postura diante dos desafios que a vida lhe apresentava é para nós, praticantes, estudiosos e apaixonados por Pilates, pura inspiração.
Como qualquer inventor genial, o senhor Pilates tinha em suas criações o objetivo de melhorar algo na humanidade. Seu histórico e como encarava as dificuldades que passava foram, ao mesmo tempo, inspiração, motivação e objeto de desenvolvimento da Contrologia. A clareza, a ousadia e a visão integrativa que tinha, que permeou todas as suas criações e que tem transformado a vida de milhares de pessoas no mundo até os dias de hoje, nunca foi tão atual e só prova a genialidade desse senhor alemão.
“ESPECIALISTA EM CIÊNCIA DA CURA NATURAL”
Antes de elaborar os passos da Contrologia, o que rendeu a Joseph H. Pilates o título auto-declarado de Especialista em Ciência da Cura Natural, o senhor Pilates retornou para a cidade de Gelsenkirchen, na Alemanha, em 22 de março de 1919, após passar cinco anos nos Campos de Detenção (de agosto de 1914 a março de 1919). Neste período, Joseph casou pela segunda vez com Elfriede Lattemann-Samm em 1º de outubro de 1919. Além de ter trabalhado no sistema de exercícios, ele também já havia inaugurado a Escola de Boxe e se autodenominado Professor de Esportes.
O que podemos aprender com esta etapa da vida de Joseph H. Pilates? É evidente que este senhor nunca ficou parado na vida esperando cair do céu as soluções para qualquer problema. Ele trabalhou, testou, errou, testou de novo e criou suas próprias soluções. Sua atuação era tão inovadora que não havia nome para ela naquela época. Mas nada que um bom inventor não pudesse solucionar e, então, passou a se autodenominar, conforme criava uma nova atividade. Utilizou todo o tempo que tinha, em especial nos Campos de Detenção, para desenvolver ainda mais suas ideias, seus exercícios, e seu plano de ação na Contrologia para os próximos anos.
O DISPOSITIVO PARA A REMOÇÃO OU CORREÇÃO DAS DISFUNÇÕES NAS PERNAS E PÉS OU SIMILARES
O alemão é um idioma extremamente preciso. Ele contém praticamente uma palavra específica para o que quer que seja. Sendo o nosso conhecido Foot Corrector pensado, criado, desenvolvido por pai alemão e patenteado na Alemanha, o seu nome original não poderia ser mais específico que “dispositivo para a remoção ou correção das disfunções nas pernas e pés ou similares”.
Podemos dizer que Joe concebeu o Foot Corrector no Campo Knockaloe, no Reino Unido, mas somente o construiu e testou o protótipo quando já estava de volta à Alemanha. Em 27 de agosto de 1922, Joseph apresentou a sua primeira invenção enviando seu primeiro pedido de patente ao Reichspatentamt (Escritório de Patentes do Reich), em Berlim. Os registros mostram que o signatário da patente é “Josef Pilates in Gelsenkirchen i. W.” e o nome do aparato dado por ele, em alemão, “Vorrichtung zur Beseitigung oder Besserung von Bein-und Fussfehlern o.dgl.” (“Dispositivo para a remoção ou correção das disfunções nas pernas e pés ou similares”). Foi somente depois da submissão de pedido da patente que o seu criador encontrou um nome mais conciso e comercial, chamando-o de “Foot Corrector”.
A LÓGICA MECÂNICA E OS BENEFÍCIOS DO FOOT CORRECTOR
Joseph descreveu no pedido de patente que a essência da invenção era constituída por um bloco de pressão deslizante que está sendo movido ao superar uma contrapressão elástica.
A forma do bloco de pressão pode ser medida de acordo com o tipo de doença.
Pode ser pressionado por barras guias ou algo do gênero e é colocado no meio de uma placa de apoio para os pés.
Os exercícios deveriam fortalecer os músculos e ligamentos dos pés. O pé é colocado no bloco de pressão, na parte superior arredondada do aparelho, e massageado por compressão.
O movimento direcionado e a contrapressão por molas também podem ser usados para corrigir o desalinhamento ósseo.
Durante a pressão para baixo, todos os ligamentos do pé, mas principalmente os músculos flexores, são fortalecidos e os ossos são gradualmente empurrados para trás para que o pé possa recuperar sua forma correta com o auxílio de uma massagem adequada.
FOOT CORRECTOR: O PRIMEIRO APARATO PATENTEADO DA CONTROLOGIA
O Escritório de Patentes examinou o pedido em detalhes antes de emitir o registro oficial da patente. Joseph Pilates aguardou essa análise até 04 de maio de 1923, quando recebeu o documento definitivo da patente com um número de registro “375001”. Com a ideia de “patentear”, ele começou a proteger aquilo que considerava “único” e diferente, convertendo Joseph em um “inventor”, e não apenas em instrutor.
O Foot Corrector foi o primeiro aparato patenteado pelo mestre. Nós não sabemos como Joe se sentiu ao receber o resultado positivo da patente (mas fazemos uma ideia de que possa ter ficado muito feliz). Entretanto, hoje, com a consolidação e propagação do método, temos a certeza de que essa vitória foi um reconhecimento e uma grande motivação para que Joseph H. Pilates continuasse a trabalhar nas suas ideias e planos para a Contrologia.
A cada passo, a cada conquista, a cada superação, tudo ficava mais claro e, graças à determinação e foco deste genial inventor, podemos usufruir do seu sistema de treinamento do corpo, da mente e do espírito, em escala universal. Obrigado, senhor Pilates!
SOBRE ALYSSON MEDINA
Alysson Medina é bacharel em Fisioterapia desde 2003, conheceu a Contrologia de Joseph Pilates em 2014, num curso onde se tornou instrutor do Método, e desde então se encantou com o seu sistema de exercícios e sua história de vida, tornando-se um grande estudioso e curioso pelo seu grande Legado. É palestrante e conta toda a trajetória da vida de Joe Pilates, da criação da Contrologia e dos equipamentos, até a chegada do Método no Brasil promovendo, assim, um entendimento ampliado da genialidade do mestre. Possui um amplo e raro acervo de documentos, fotos, vídeos, livros, revistas e curiosidades sobre Joe e sua Contrologia, que são apresentados em congressos e conferências de Pilates pelo Brasil, onde promove a real história do Método.